Por Ascom Febrafite
postado em 07/07/2017 16:57 / atualizado em 07/07/2017 17:04
A proposta de reforma tributária da Febrafite foi apresentada nesta quinta-feira, dia 06, no Grupo de Discussão sobre Tributação, promovido pela revista Capital Aberto, em São Paulo.
O presidente da Federação, Roberto Kupski, debateu com especialistas as propostas em curso para simplificar e aprimorar o sistema brasileiro de impostos. Presentes ao evento, representantes do Centro de Cidadania Fiscal, da Sefaz SP, da Fecomércio SP, da FGV e da Bichara Advogados.
Na oportunidade, Kupski citou os principais pontos da proposta da Febrafite que preserva o Pacto Federativo, respeita as competências tributárias dos entes, valoriza as receitas estaduais, municipais e da União, assim como as carreiras do Fisco com autonomia funcional, administrativa e financeira das administrações tributárias, sem ingerências políticas para o exercício da atividade fiscal. Ele falou, ainda, sobre a importância da educação fiscal e a função social dos tributos. “Há um horror a imposto no Brasil. Isso não pode existir. Um Estado não existe sem tributos”.
Kupski criticou a Lei Kandir que retira receitas tributárias dos Estados desde a década de 90, assim como o Simples Nacional e a política de benefícios fiscais. “Não é possível bater na complexidade do sistema tributário e não mexer com benefícios fiscais”, disse.
A Federação defende a especialização das bases tributárias entre as esferas de governo, de forma que a União concentre a competência dos tributos incidentes sobre a renda; os Estados e Distrito Federal, em relação aos impostos instituídos sobre o consumo; e os Municípios, os cobrados sobre o patrimônio.
Para a Febrafite, a reforma do sistema tributário brasileiro deve aumentar a competitividade dos produtos nacionais e a eficiência econômica, mediante a desoneração das exportações brasileiras e a efetiva isonomia da tributação dos produtos importados; criar um mercado interno caracterizado pela livre circulação de mercadorias, de serviços, de capitais e de pessoas; reduzir as obrigações administrativas para as empresas e para a administração pública, simplificando substancialmente a tributação; entre outros pontos.
O vice-presidente da Febrafite e também presidente da Afresp/SP, Rodrigo Spada, e o diretor associação paulista, José Soares Lobato, também participam das discussões.
Notícias Febrafite e Filiadas
Estão abertas as inscrições para o 10º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, encontro internacional promovido […]
Notícias Febrafite e Filiadas
O vice-presidente da FEBRAFITE, Rubens Roriz, e o diretor Rossini Dias participaram da primeira Assembleia […]
Notícias Febrafite e Filiadas
A Febrafite recebeu, nesta quarta-feira (04), representantes de seis entidades nacionais do Fisco dos três […]
Copyright © 2026. Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE - Todos os direitos reservados.