postado em 09/05/2011 0:00 / atualizado em 09/05/2011 0:00
Depois de oito altas consecutivas a previsão para a inflação oficial neste ano –o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)–, apresentou um recuo passando de 6,37%, na semana passada, para 6,33% nesta segunda-feira. As informações são do boletim Focus divulgado pelo BC nesta segunda-feira.
Na sexta-feira (6), o resultado oficial do IPCA de abril, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), assustou o mercado ao ultrapassar o teto da meta estipulado pelo BC, de 6,5%. O índice marcou 6,51% no acumulado dos últimos 12 meses. Com a marca, a inflação acumulada no período é a mais alta desde julho de 2005, quando os preços subiram 6,57%.
Presidente do BC diz que estratégia contra inflação não mudou
Governo continuará atuando para evitar valorização do real
Regime de metas de inflação serve bem ao país, diz Tombini
No entanto, o ministro Guido Mantega (Fazenda) disse que o resultado do IPCA de abril mostra que a inflação no Brasil já está desacelerando. Segundo ele, o indicador de abril já apresenta uma queda e está abaixo das expectativas do mercado.
A projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se manteve em 4%. Para 2012, a previsão foi reduzida de 4,25%, na semana passada, para 4,21%.
A previsão de preço para o dólar para este se manteve em R$ 1,62, enquanto para 2012 continua em R$ 1,70.
Já a expectativa do mercado para a taxa básica de juros (Selic) também foi mantida em 12,5% para este ano, e para 2012 passou de 12% para 12,25%.
O centro da meta inflacionária do BC é de 4,5%. Para 2012, a projeção de inflação se manteve inalterada em 5%.
A redução divulgado no boletim Focus de hoje é positiva e pode confirmar a previsão otimista do governo de que a "trajetória de queda da inflação já começou", como afirmou Mantega em entrevista à Folha na edição de sábado (7).
O boletim Focus é elaborado pelo Banco Central a partir de consultas feitas a uma centena de instituições financeiras. Ele expressa, semanalmente, como o mercado percebe o comportamento da economia.
Folha de São Paulo
Eventos
Os vencedores da edição 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal e do Prêmio Tributare […]
Notícias Febrafite e Filiadas
A vice-presidente da FEBRAFITE, Maria Aparecida Lacerda Meloni (Papá), representou a Associação Nacional no 35º […]
Notícias Febrafite e Filiadas
Dirigentes dos planos de saúde do Fisco Estadual estiveram reunidos na sede da Afresp (Associação […]
Copyright © 2025. Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE - Todos os direitos reservados.