postado em 21/11/2006 13:43 / atualizado em 21/11/2006 13:43
A administração pública, cada vez mais, deve ser capaz de pensar políticas tributárias viáveis para o contribuinte e, na outra mão, gerir os recursos de forma responsável e coerente. Essa é a opinião do auditor fiscal Juracy Soares Júnior, que coordena a Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias (Eset). “Só assim, poderá garantir a adequada distribuição de renda e desenvolvimento do Estado, através de investimentos realizados pela iniciativa privada e pelo próprio aparelho estatal”, avalia ele.
Segundo Juracy Júnior, a Eset nasce com o intuito de aprofundar o estudo e a discussão de temas ligados às áreas fiscal e tributária. “Acreditamos que a permanente capacitação técnico-científica constitui-se em condição primária para a atuação profissional”, diz. O auditor acrescenta que a Escola atuará na promoção do conhecimento (promovendo cursos, congressos, palestras), além de pesquisas e estudos voltados para órgãos públicos.
A Eset é uma entidade sem fins lucrativos, vinculada à Associação dos Auditores e Fiscais do Tesouro do Estado do Ceará (Auditece). “Disponibilizamos um site na internet com o objetivo de possibilitar o intercâmbio de instrutores e instituições nacionais”. Desde junho, em fase experimental, instrutores, palestrantes, autores podem se cadastrar no site (www.eset.org.br), a fim de exibir o portfólio de suas obras ligadas às áreas de interesse da Escola.
Tanto o cadastro quanto a consulta serão gratuitos. “Esperamos assim agir como um canal permanente de ligação entre profissionais e instituições interessadas em promover o conhecimento”. A primeira parceria da Escola já rende frutos: junto com a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Caen e Acep, será realizado o Mestrado Profissional em Economia, com ênfase no setor público.
“A formação acadêmica dos profissionais deve ser objeto de atenção constante”, comenta Juracy Júnior. Na Secretaria da Fazenda, os números atuais já revelam um bom índice de ações nesse sentido. São três doutores; 31 mestres e 587 especialistas dentre todos os servidores. (SC.
O auditor fiscal Juracy Soares Júnior, que coordena a Escola Superior de Estudos e Pesquisas Tributárias (Eset), defende a eqüidade fiscal como fator primordial ao desenvolvimento do Estado.
Notícias Febrafite e Filiadas
A vice-presidente da FEBRAFITE, Maria Aparecida Lacerda Meloni (Papá), representou a Associação Nacional no 35º […]
Notícias Febrafite e Filiadas
Dirigentes dos planos de saúde do Fisco Estadual estiveram reunidos na sede da Afresp (Associação […]
Notícias Febrafite e Filiadas
A Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins (Audifisco) realizou, nesta quinta-feira (16), no Palácio […]
Copyright © 2025. Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE - Todos os direitos reservados.