postado em 03/05/2021 13:47 / atualizado em 03/05/2021 13:53

O governo federal tem 124 benefícios tributários em vigor (Crédito: Arquivo Agência Brasil – Marcello Casal Jr)
Estudo da Febrafite sobre os benefícios fiscais concedidos pelos governos durante a pandemia foi destaque do J10 da Globo News, edição da última 5ª feira (29), e no G1, o portal de notícias da Globo.
As matérias destacam que o governo federal pode deixar de arrecadar o montante de R$ 351 bilhões em benefícios fiscais concedidos a empresas. Os cálculos foram feitos com dados da Receita Federal, do Confaz e das Secretarias de Fazenda. O valor, que é o equivalente a quase um quarto da arrecadação da União (24%), atingiu um patamar recorde e poderia cobrir o rombo previsto em R$ 286 bilhões nas contas públicas deste ano
Na prática, os chamados gastos tributários são recursos que deixam de entrar nos cofres dos governos. São exceções que permitem que determinadas empresas e grupos beneficiados paguem menos impostos.
Em entrevista à Globo News, o presidente da Febrafite Rodrigo Spada e a economista do FGV/IBRE Vilma Pinto, autora da nota técnica, comentam os números e a ressaltam a necessidade da reforma tributária.
Link para matéria do G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/04/30/beneficios-fiscais-atingem-patamar-recorde-e-equivalem-a-quase-um-quarto-da-arrecadacao-do-pais.ghtml
Ver essa foto no Instagram
Eventos
Os vencedores da edição 2025 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal e do Prêmio Tributare […]
Notícias Febrafite e Filiadas
A vice-presidente da FEBRAFITE, Maria Aparecida Lacerda Meloni (Papá), representou a Associação Nacional no 35º […]
Notícias Febrafite e Filiadas
Dirigentes dos planos de saúde do Fisco Estadual estiveram reunidos na sede da Afresp (Associação […]
Copyright © 2025. Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE - Todos os direitos reservados.