postado em 04/04/2026 9:25 / atualizado em 04/04/2026 9:25

O presidente da Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais), Rodrigo Spada, anunciou que deixará o comando da entidade a partir do dia 4 de abril. A decisão está relacionada ao calendário eleitoral e à intenção de Spada de se dedicar integralmente a um projeto político mais amplo. Quem assume o cargo é a vice-presidente, Maria Aparecida Meloni (Papá).
À frente da Febrafite desde 2020, Spada havia sido reeleito, por aclamação, para o quarto mandato consecutivo no biênio 2026/2028. Ao longo desse período, consolidou protagonismo nacional como uma das principais vozes técnicas do Fisco estadual.
Sua gestão coincidiu com um dos momentos mais relevantes da agenda tributária recente. A Febrafite teve atuação ativa na construção da reforma tributária do consumo, participando de audiências públicas, reuniões técnicas e articulações institucionais desde as primeiras discussões até a regulamentação da governança do novo modelo.
Além da reforma, a gestão de Spada priorizou a organização de uma agenda nacional para o Fisco estadual, com destaque para a proposta da Lei Orgânica Nacional da Administração Tributária (LONAT), considerada uma das próximas etapas estruturantes após a aprovação das novas regras do consumo.
Com a saída de Spada, a presidência da Febrafite será assumida pela atual vice-presidente, Maria Aparecida Neto Lacerda e Meloni (Papá), que será a primeira mulher a presidir a FEBRAFITE. Auditora Fiscal da Receita Estadual de Minas Gerais desde 1982, Papá construiu trajetória na administração tributária mineira, onde exerceu funções de gestão nas áreas de crédito tributário, planejamento e coordenação.
Antes de chegar à vice-presidência da Febrafite, ocupada desde 2020, foi a primeira mulher eleita para presidir a Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (AFFEMG), onde cumpriu três mandatos. Também presidiu o Conselho de Administração da entidade.
Com formação em Estudos Sociais e Direito, além de especialização em Economia pela CEPAL e mestrado em Administração Pública, Papá tem atuação ligada à difusão do debate tributário e à educação fiscal. Atualmente, coordena o Prêmio Nacional de Educação Fiscal da Febrafite e acompanha a implementação da reforma tributária, com foco nos impactos sobre estados, municípios e contribuintes, especialmente em mecanismos como a devolução de tributos por cashback.
A mudança ocorre pouco mais de um mês após a reeleição da atual diretoria e mantém a linha de continuidade na condução da entidade em um momento de transição do sistema tributário brasileiro.
Na Mídia
Alguns temas exigem da política uma responsabilidade que vai além das circunstâncias de um governo, […]
Notícias Febrafite e Filiadas
Solenidade reconheceu atuação da entidade em defesa da justiça fiscal e social e destacou trajetória […]
Notícias Febrafite e Filiadas
O Conselho Superior do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) deu […]
Copyright © 2026. Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais - FEBRAFITE - Todos os direitos reservados.